Desmaterialização de Processos
de Urbanismo
Digitalização com vácuo, à escala e a cores
Solução Patenteada – n.º 103507
Espinho

+ de 5 milhões plantas
digitalizadas
+ de 20 milhões documentos
digitalizados
+ de 1/3 população
é servida pelo KAPTURE
Testemunhos


“A aposta na digitalização do Arquivo Municipal de Cascais tem vindo a revelar-se um dos projetos estruturantes da modernização da gestão da informação. A prossecução deste objetivo, que no Arquivo Técnico de Urbanismo é desenvolvido com recurso à solução Kapture, da MIND, garantiu a desmaterialização de grande parte da nossa documentação, evitando a circulação, deterioração e perda de originais e facultando o acesso online a um número crescente de utilizadores internos e externos. Neste contexto importa registar que o elevadíssimo número de documentos descritos, digitalizados, georreferenciados e pesquisáveis em X-Arq contribuiu de forma decisiva para que durante os períodos de confinamento impostos pela COVID-19 a gestão do Arquivo não fosse afetada, num período marcado pelo incentivo ao trabalho cooperativo à distância, com evidente benefício do serviço prestado.”
João Miguel Henriques
Chefe da Divisão de Arquivos
Bibliotecas e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais


“A solução de digitalização Kapture, no arquivo municipal da Figueira da Foz desde 2016, revelou-se numa mais-valia.
Para além da digitalização com a mera finalidade de preservação, permitiu dar a conhecer o nosso espólio, a cedência de documentos, emissão de certidões no momento.
A desmaterialização está a acontecer, e permite que os serviços possam aceder diretamente aos documentos, ganhou-se em espaço e celeridade.”
Emília Limede
Chefe de Serviço Bibliotecas e Arquivo
Câmara Municipal da Figueira da Foz


“As razões da opção pelo digital são evidentes: preservação dos originais, difusão da informação, e qualidade de resultados. Os objetivos a alcançar são: maior acessibilidade e rapidez na circulação dos processos de obra particulares, normalização de procedimentos e maior eficiência dos circuitos documentais, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da gestão integrada de documentos do município de Lisboa, ao melhorar o acesso à informação, permitir um maior intercâmbio com os clientes externos, impedir a degradação documental e garantir a transparência dos procedimentos arquivísticos, facilitando, através da Internet, o acesso à informação.”
Maria Inês Ferreira Morais Viegas
Chefe de divisão do Arquivo à data da implementação do projeto
Câmara Municipal de Lisboa
Fonte: Sítio Arquivo Municipal de Lisboa


“Coordeno a equipa responsável desde Fevereiro de 2011, altura em que iniciámos este projecto. Desde então e até aos dias de hoje, não tenho nenhuma dúvida que todos os serviços relacionados com o Urbanismo melhoraram bastante com o Kapture/X-arq e porquê? Pois bem vou começar por enumerar todas as vantagens que o Kapture/X-arq trouxe aos nossos serviços. Desde logo a simplicidade de toda a orgânica de funcionamento. A qualidade final do produto e dos resultados apresentados. A rapidez na execução das várias tarefas que o mesmo oferece. Excelente na elaboração dos quadros estatísticos que elaboramos mensalmente, como na demonstração de resultados do relatório Anual que enviamos para os demais responsáveis do Departamento de Urbanismo e até mesmo ao Presidente da Câmara que detém a tutela do DPAT. Uma ferramenta indispensável no Urbanismo mas com o correr do tempo outras áreas da Câmara Municipal aderiram também aos serviços do Kapture/X-arq, fundamentalmente aquelas que utilizam o Arquivo Geral..."
Pedro Laginha
Coordenador Digitalização
Câmara Municipal de Loulé


“...já digitalizávamos documentos com o intuito de evitar a saída dos originais do arquivo, e possibilitar o acesso à distância a alguns tipos de documentos solicitados ao arquivo municipal, as vantagens com a aquisição da Kapture traduzem-se especialmente no facto de nos permitir executar digitalizações de grandes formatos, de forma normalizada e com a possibilidade de integração das imagens no X-arq. Por outro lado, em breve, este novos equipamentos irão sem dúvida melhorar o trabalho cooperativo em termos de acesso interno à informação/documentação existente por parte de diferentes serviços, designadamente ao nível dos processos de operações urbanísticas.”
João Filipe Venâncio Leitão
Coordenador – Modernização Administrativa
Câmara Municipal da Lourinhã


“O Kapture, enquanto solução de digitalização, alavancou o início de uma mudança de paradigma no que diz respeito aos processos de negócio municipais, com particular incidência na área do urbanismo. Paulatinamente, o suporte digital vence a resistência no seio da organização, relativamente à dependência do papel e internamente esta ferramenta impulsionou a criação de um ambiente multitarefas, algo impensável até 2012.
Em larga medida, este desenvolvimento deveu-se à usabilidade e qualidade da solução kapture, que promove, entre outras, a agilização do atendimento ao tecido empresarial e ao cidadão, possibilitando de imediato o acesso e reprodução da documentação requerida, contribuindo de forma inequívoca para a preservação do património documental deste Município.”
Suzana de Sousa e Silva
Chefe da Unidade
Câmara Municipal da Maia


“Para a presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, hoje demos um importante e decisivo passo a caminho da total desmaterialização dos serviços municipais. Com a instalação de várias digitalizadoras de grandes formatos, dá-se agora início à fase de digitalização de todos os documentos de grandes formatos, preparando-se assim o caminho para se eliminar a utilização do papel de forma diária dos serviços do Município da Marinha Grande.”
Cidália Ferreira
Presidente
Câmara Municipal Marinha Grande
Fonte: Sítio Município Marinha Grande