O município de Montemor-o-Velho anunciou o lançamento do seu Arquivo Digital Municipal, que neste momento já disponibiliza cerca de 26 mil conjuntos de documentos históricos.
Veja a vídeo-reportagem sobre o caso de sucesso de Viana do Castelo na desmaterialização do Arquivo
No passado dia 4 de Janeiro o Presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, acompanhado pelos vereadores Francisco Queirós (pelouro do Arquivo) e Ana Bastos (pelouro de Gestão Urbanística), visitaram o Centro de Digitalização do município, que está equipado com digitalizadoras Kapture e conta com o software de gestão de arquivos X-arq.
Foi recentemente inaugurado o edifício do Arquivo Municipal de Santa Maria da Feira, que já conta com as soluções de arquivística X-arq e de digitalização Kapture e inclui o atendimento ao publico num balcão único, refere aquele Município numa publicação nas suas redes.
No período de 2009 a 2023 o Arquivo da Câmara Municipal de Portimão produziu cerca de 52 mil registos e digitalizou cerca de 600 mil imagens com recurso ao X-arq e Kapture, revelou Laurinda Paz, Técnica Superior de Arquivo naquele município. Estes dados foram anunciados numa comunicação feita a convite da Mind durante o mais recente congresso da BAD na Universidade do Algarve.
O 14º Congresso Nacional da BAD, em que a Mind participou como patrocinadora e em que as suas soluções para bibliotecas e arquivos foram alvo de estudo, teve um grau de participação elevado. Foram 437 participantes que entre os dias 3 e 5 de maio assistiram a 38 comunicações e 8 sessões temáticas especiais, de acordo com os dados da organização.
O 14º Encontro Nacional de Arquivos Municipais vai decorrer na Marinha Grande nos próximos dias 21 e 22 de outubro, contando com o patrocínio da MIND e com organização do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GTAM) da associação profissional do setor BAD.
Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.