O 14º Congresso Nacional da BAD, em que a Mind participou como patrocinadora e em que as suas soluções para bibliotecas e arquivos foram alvo de estudo, teve um grau de participação elevado. Foram 437 participantes que entre os dias 3 e 5 de maio assistiram a 38 comunicações e 8 sessões temáticas especiais, de acordo com os dados da organização.
Um dos momentos-chave do congresso incluiu a valiosa comunicação de Laurinda Paz, Técnica Superior de Arquivo da Câmara Municipal de Portimão, que foi convidada pela Mind a apresentar os impactos das soluções X-arq e Kapture em Portimão. Com a implementação daquele software de arquivística e equipamento de digitalização, foi possível produzir cerca de 52 mil registos e digitalizar cerca de 600 mil imagens entre 2009 e 2023.
Laurinda Paz referiu adicionalmente a "inovação da pesquisa por OCR" e os benefícios dos produtos Mind ao nível do atendimento: "Se tiver um pedido de informação ao telefone ou uma colega a necessitar de um documento, em segundos consigo-lhe dizer se o processo está no arquivo, que documentos contém e se o documento de que precisa está disponível". Endereçamos por aqui o nosso agradecimento a Laurinda Paz e ao município de Portimão por terem aceitado o convite de comunicação.
Também em destaque esteve a parceria de mais de 20 anos entre a Mind e a BAD na área de formação. Numa sessão impactante apresentada por Paula Meireles, do Conselho Nacional da BAD, e que teve a intervenção do administrador e sócio-fundador da Mind Rui Casteleiro, foram abordados os objetivos da parceria .
De acordo com Rui Casteleiro, "quando a BAD se aproximou de nós para ajudar a reformular a infraestrutura informática das salas de formação, foi com todo o prazer que nos associámos imediatamente". E apontou os caminhos de futuro das soluções da Mind: "Hoje estamos a usar a Inteligência Artificial para melhorar os produtos nestas áreas [arquivos e bibliotecas], desde a classificação automática de tipologias documentais, até à identificação automática de pessoas e objetos em imagens e vídeos", referiu Rui Casteleiro.
O caso do Catálogo Coletivo das Bibliotecas da Madeira (CCBM), com a solução mindPrisma, foi apresentado pela Diretora de Serviços da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Foram abordadas a gestão dos módulos Pacweb, para a constituição do catálogo online e introdução do cartão de leitor digital em toda a rede, e do Prismaweb, enquanto solução para Redes de Bibliotecas. Agradecemos a Helena Camacho e à Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira pela cativante apresentação.
O Congresso ficou marcado pela entrega do Prémio Raul Proença 2022 para o trabalho sobre "A Ciência da Informação em Portugal (1989-2016): uma análise bibliométrica às fontes primárias de comunicação formal", da autoria de Silvana de Oliveira.